Dicas e novidades no

Blog da Care

montagem azul e branca com ícones ilustrativos de aperto de mãos, bolsa de moedas, planilhas e gráficos, e o título: Como melhorar a gestão financeira da sua associação?

Dicas para melhorar a gestão financeira da sua associação de proteção veicular

Sabemos que a gestão financeira é uma das maiores preocupações dos empreendedores. No caso da associação de proteção veicular, a inadimplência e os atrasos nos pagamentos dos associados podem resultar em dívidas que tornam o negócio insustentável. É mais difícil crescer e investir na conquista de novos associados quando o fluxo de caixa não funciona bem.

A gestão financeira da sua associação está tirando seu sono? Reunimos, neste artigo, uma série de dicas para melhorar a gestão e a contabilidade do seu negócio e reduzir a inadimplência dos associados. Confira:

Faça a gestão financeira da associação on-line 

Para crescer no mercado, uma associação de proteção veicular precisa ter um controle financeiro eficiente. Que tal impulsionar o seu negócio adotando um sistema de gestão de pagamentos? 

A tecnologia pode ser uma grande aliada da saúde financeira da associação nesse momento. A nossa dica é organizar as finanças em planilhas on-line, para otimizar a rotina de trabalho e acompanhar as informações de pagamentos de cada um dos clientes. 

Você também pode contratar plataformas de gestão mais completas se sentir a necessidade, dependendo do tamanho da sua associação. Mas, seja qual for a ferramenta de gestão escolhida, o importante é que você consiga acompanhar, diariamente, o fluxo de caixa

Esse acompanhamento constante é fundamental para que você consiga: 

  1. identificar oportunidades de crescimento;
  2. evitar gastos desnecessários;
  3. fazer análises de resultados. 

Mensalmente, você deve observar os dados no sistema e pensar em estratégias para corrigir o que deu errado no próximo mês. 

Ofereça métodos de pagamentos variados, cômodos e rápidos 

Se você já fez uma compra pela internet, provavelmente escolheu comprar de um site que oferece a sua forma de pagamento preferida, certo? A comodidade na hora de pagar também agrega valor a um negócio. Inovar na forma de pagamento pode ser um diferencial da sua associação no mercado!

>> Descubra outras estratégias para fazer sua associação se destacar no mercado aqui! 

Quais os métodos você oferece aos seus clientes?

Lembre-se que, quanto mais praticidade, maior a satisfação do cliente, e menor a inadimplência e o atraso nos pagamentos. Mais uma vez, apostar na tecnologia é a melhor opção. Invista em opções automatizadas, como o débito automático no cartão de crédito.

>> Como medir a satisfação do cliente? Leia mais aqui!

Valorize os bons pagadores da associação

Outra estratégia para reduzir a inadimplência das associações de proteção veicular é oferecer recompensas para clientes que são bons pagadores. Essas recompensas podem vir na forma de descontos ou brindes. 

Que tal dar 10% de desconto para clientes que fizerem o pagamento mensal antes de uma data pré-definida, por exemplo? Isso pode incentivar seus associados a cumprirem os melhores prazos para o bom funcionamento do seu negócio. 

As pessoas gostam de reconhecimento! Como já explicamos por aqui, sistemas de recompensas funcionam melhor do que punições quando falamos em motivação.

Você também pode premiar com brindes ou benefícios os clientes que mantêm a regularidade dos pagamentos ao longo do tempo. Associados que pagaram todas as mensalidades sem atrasos durante um ano, por exemplo, podem ser recompensados com acesso gratuito por um mês de algum serviço extra, como assistência médica.

>> Conheça a Care Saúde: um programa de benefícios para agregar valor ao seu negócio

Outra vantagem de reconhecer e premiar bons pagadores é a fidelização de clientes. Sua associação só tem a ganhar, uma vez que clientes satisfeitos têm mais chances de recomendar a associação aos amigos e adquirir serviços adicionais ou planos mais completos do seu negócio, o que resulta em mais vendas

Contrate uma empresa especializada em assistência 24h 

Nossa dica final para melhorar a gestão financeira da sua associação é a parceria com uma assistência 24h que preste serviços de alta qualidade. Terceirizar o serviço de assistência torna a estrutura da sua empresa mais enxuta e otimiza os custos com acionamentos, uma vez que a assistência 24h tem acesso aos melhores prestadores de serviço por preços mais competitivos. Aqui, na Care, a gente cuida de tudo para você ter mais tempo de focar no seu comercial. 

>> Leia a seguir: Como manter sua equipe de trabalho motivada

Compartilhe:
Abri chat
Fale conosco