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Categorias: Negócios

Saiba quais são os segredos para deixar qualquer cliente satisfeito

Todo empresário ou prestador de serviços que quer ter bons resultados se esforça para agradar os clientes. Afinal, um cliente satisfeito, além de se manter fiel à marca, costuma indicar o negócio para outras pessoas, permitindo que a roda do sucesso continue girando. 

Um estudo desenvolvido pela Accenture, com mais de 20 mil consumidores em 19 países, incluindo o Brasil, aponta que 42% dos entrevistados já tiveram uma experiência de compra frustrada. Ainda de acordo com a pesquisa, 47% dos consumidores evitariam fazer negócios, novamente, com a marca que os decepcionou. O mesmo número de pessoas estaria disposto a pagar mais por uma experiência com uma empresa que excedesse suas expectativas.

Os números só provam o que os empreendedores sabem na prática: investir na satisfação do seu público é fundamental para a estabilidade e o crescimento de qualquer marca.

Gestão de marca e cliente satisfeito

A gestão de marca, ou branding, é um conjunto de estratégias que consegue fazer com que uma empresa ou produto seja lembrado pelo seu público, independentemente de ser a melhor ou não. 

Com uma boa gestão de marca, você consegue passar a imagem que pretende para os consumidores, que vão valorizar o seu produto ou serviço, confiar em você e associar o seu negócio a sensações positivas.

Leia mais >>> Três estratégias para fidelizar clientes da sua associação

A marca é um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa, mas, além de investir em branding, é essencial manter boas práticas como: 

Oferecer um bom atendimento

Ter um bom atendimento e profissionais capacitados é o primeiro passo para atrair seu público e deixar seu cliente satisfeito. De nada adianta oferecer um bom produto, se sua relação no dia a dia é ruim. 

Quando falamos de atendimento, estamos tratando de todas as frentes, do contato inicial num site, numa rede social, num espaço físico ou no WhatsApp até o processo de recebimento de uma reclamação, da tratativa de um problema, de um pedido de manutenção ou da renovação de um contrato.

Treinar sua equipe toda para que saiba como lidar com questões complexas e pessoas difíceis é essencial para não jogar por terra o esforço que é feito para conquistar um novo consumidor.  

Aqui, vale a pena citarmos outro estudo. Uma pesquisa da consultoria Frost & Sullivan mostra que o custo para adquirir um novo cliente é 25 vezes maior que o de manter um atual.

Ou seja, se você se preocupa apenas com o primeiro contato com o público, está na hora de rever esse conceito e treinar todas as pontas para não perder aquilo que investiu tanto para conseguir.

Ser honesto e transparente

Antes de fechar qualquer parceria de trabalho, seja honesto com seus clientes. Entenda exatamente o que ele precisa, tire suas dúvidas, seja transparente. Não esconda nada, nem deixe dúvidas no ar. 

Uma postura pouco clara ou notadamente desonesta traz resultados negativos ou inseguranças durante todo o processo e causa uma série de problemas recorrentes que vão desgastar sua relação com o cliente e desgastar até a sua equipe operacional, que vai ter que contornar o que quem fez a venda não esclareceu. 

Se a sua empresa não pode entregar o que o cliente deseja ou se surgir qualquer imprevisto na execução do processo, exponha a situação real e tente oferecer as compensações devidas, não invente desculpas mirabolantes.

Você não precisa demonstrar insegurança e falta de profissionalismo se desculpando demais ou assumindo falhas que não são da sua empresa. O que o consumidor espera não é isso. Ele quer sentir que pode confiar em quem está negociando, que está sendo informado, com clareza, sobre tudo. 

O importante é não se eximir de cumprir o que foi contratado ou prometido e ter em mente que pequenos prejuízos momentâneos podem ter um impacto muito maior no futuro, afetando a credibilidade da sua marca.

Manter os prazos em dia

Faça de tudo para cumprir seus prazos. Avalie bem a demanda e a necessidade do cliente, considere o tempo de execução e não se atrase. 

Se puder, procure antecipar as entregas antes dos prazos estipulados. Ao fazer isso, você vai se destacar e mostrar sua preocupação com a satisfação do seu consumidor.

Para conseguir esse nível de eficiência é fundamental monitorar o tempo dos seus processos e conhecer a capacidade produtiva da sua equipe ou dos seus fornecedores, sem esse tipo de controle não há como oferecer prazos factíveis.

Demonstrar empatia e estar disposto a ajudar

Inúmeros fatores podem implicar em um dia ruim ou em uma dificuldade no trabalho. Se você notar alguma situação fora do comum, seja empático e se disponha a ajudar. 

Além disso, muitas vezes o cliente vai te ver como especialista no segmento. Portanto, é normal que ele te procure para entender alguns processos ou inseguranças. Tire suas principais dúvidas e tranquilize seu público sobre a qualidade do seu trabalho e o mercado onde está inserido.

Se você se tornar uma referência para ele, dificilmente ele vai abrir mão da sua presença e dos seus serviços.

Surpreenda e deixe seu cliente satisfeito!

Quem não gosta de receber mais do que foi prometido ou de ser surpreendido com o resultado final? Ao fechar um contrato, procure superar as expectativas para deixar seu cliente satisfeito.

Pequenos detalhes como um brinde inesperado, um serviço extra ou mesmo uma demonstração de cuidado com algo que não foi combinado, podem fazer com que seu cliente se sinta especial e nunca esqueça sua marca.

Ter contato ativo com seus clientes

A distância é um dos seus maiores inimigos na hora de obter bons resultados e deixar seu cliente satisfeito. Por isso, não deixe seu cliente sentir que está abandonado ou ficar sem atualizações por muitos dias.

Sempre informe sobre o andamento dos processos e ofereça opções de contato direto. Seja por uma equipe de atendimento, site, telefone, e-mail ou redes sociais.

Investir no pós-venda e fazer pesquisas de satisfação

Depois de entregar o que foi combinado, não feche a porta para o consumir. Encontre formas de se manter em contato com ele. Você pode continuar interagindo com ele nas redes sociais, enviar uma newsletter com dicas ou apresentando novidades sobre o seu mercado, passar mensagens de aniversário, entre outras possibilidades.

Além disso, adote métodos para medir a satisfação do cliente com seu produto. Escute o que ele tem a dizer e, se necessário, faça ajustes na sua dinâmica de trabalho. 

Isso vai aumentar sua percepção de valor e deixá-lo satisfeito com seu negócio.

Transforme seus clientes em promotores do seu negócio

Se o seu segmento permitir, invista em ações para incentivar seus clientes a promoverem o seu negócio. Promova a interação dele nas suas redes sociais, no seu site, peça avaliações. 

Faça com que ele tenha vontade de compartilhar imagens e mostrar os resultados do que ele conquistou com o que foi vendido.

Assim, você demonstrará que a opinião dele é importante e consegue uma publicidade gratuita.

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