Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Care Saúde

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, principalmente entre a população negra, os que sofrem de obesidade ou têm histórico familiar.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata. A probabilidade é que de 1 a cada 9 homens será detectado com a doença.

Mas o que é a próstata?

Próstata é uma glândula no sistema reprodutivo masculino, que está abaixo da bexiga e de frente ao reto. Ela é responsável pela produção do líquido seminal.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando o homem começa a se queixar de dores, a doença já está em estágio avançado.

Os principais sintomas, na fase avançada são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com maior frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Por isso, a partir dos 50 anos, é importante realizar pelo menos uma vez ao ano, uma consulta com o urologista e realizar os exames necessários. Quando descoberto na fase inicial, as chances de cura são acima de 90%.

Quais exames são necessários?

  • Exame do Toque Retal

Através desse exame, os médicos conseguem avaliar alterações na glândula da próstata.

  • PSA

Exame de sangue para identificar alterações na próstata.

Verdadeiro ou falso?

1- O câncer de próstata é uma doença que só dá em idosos?
Falso. A doença costuma aparecer em homens mais velhos, mas a partir dos 40 anos já existe o risco de desenvolver o tumor.

2- Se algum homem da família tiver, aumentam as chances de outros terem?
Verdade. O histórico familiar é um dos fatores que merece maior atenção dos médicos. O grau de parentesco com aquele que teve a doença, representa maiores riscos. Nesses casos, os exames de rotina devem começar a ser feitos a partir dos 45 anos.

3- Etnia é um fator de risco?
Verdade. Como dito anteriormente, homens negros têm maior probabilidade de desenvolver o câncer de próstata. Além disso, isso acontece de 10 a 20 anos mais cedo.

4- O exame de sangue substitui o de toque?
Falso. O exame de PSA pode estar com alteração mesmo o homem não estando com o câncer de próstata. Através do exame de toque, que avalia o estado da glândula, é possível notar nódulos ou o endurecimento dela.

5- A vasectomia provoca o câncer de próstata?
Falso. Já existem diversos estudos científicos comprovando que a vasectomia não tem relação com o aumento ou diminuição de chances de se ter o câncer de próstata.

6- O aumento no tamanho da próstata é um sinal de câncer.
Falso. Existem outras doenças que podem causar essa alteração no tamanho da glândula, como a hiperplasia benigna, que pode ser tratada com medicação.

Os hábitos alimentares e de vida, podem ser fatores preventivos.

Dicas de cuidados:

  • Realize seus exames de rotina regularmente;
  • Fique atento a alterações na urina e frequência que você vai ao banheiro;
  • Tenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras;
  • Pratique atividades físicas;
  • Evite cigarros;
  • Ter moderação ao consumir bebidas alcoólicas.

Não deixe o medo e desinformação serem maiores que o cuidado com a sua saúde. Se previna!

Care Saúde

Entre em contato conosco e adquira o Care Saúde para sua empresa e ofereça aos seus colaboradores, contribuído para o bem-estar de todos.

Oferecemos descontos de até 70% em consultas médicas e odontológicas, cobertura em todo o território nacional, serviços de atendimento domiciliar, exames e muito mais.

Contrate a Care Saúde!

Compartilhe:
Abri chat
Fale conosco