Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Care Saúde

Dicas para manter a postura e evitar problemas de saúde no trabalho ou no home office

Antes de trazer essas dicas preciosas para você, precisamos voltar algumas casas e falar sobre ergonomia. Você sabe o que é e para o que serve?

Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estuda a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e os equipamentos. E tem como objetivo reduzir riscos como lesões e dores no corpo, proporcionar conforto para o trabalhador, gerar bem-estar e contribuir com sua produtividade.

A ergonomia pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

Ergonomia física

A ergonomia física estuda a relação entre a anatomia do ser humano, incluindo sua fisiologia, biomecânica, entre outros, com as atividades físicas executadas a fim de obter o melhor desempenho humano na realização de suas tarefas.

Entre os principais tópicos analisados nesse tipo são:

  • postura no trabalho;
  • manuseio de materiais de trabalho;
  • movimentos repetitivos;
  • possíveis distúrbios musculoesqueléticos (lesões e distúrbios que afetam o movimento do corpo humano);
  • a segurança e a saúde do trabalhador.

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva avalia e intervém nas questões que podem influenciar no nível mental dos trabalhadores durante a realização das atividades. Entre eles estão processos mentais como raciocínio, memória, respostas motoras e percepção.

Os principais aspectos avaliados neste tipo de ergonomia são:

  • carga mental exigida pelo trabalho;
  • processos de tomada de decisão;
  • desempenho especializado em determinadas áreas;
  • interação entre homem e máquinas;
  • estresse de origem profissional;
  • confiabilidade humana.

Ergonomia organizacional

A ergonomia organizacional estuda e intervém na cultura e no clima da empresa, visando preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador. Trata-se da otimização dos sistemas que incluem pessoas como partes inerentes dos processos e a estrutura organizacional e política.

Os tópicos mais relevantes nesse tipo de ergonomia são:

  • processos comunicativos;
  • trabalho em grupo;
  • projetos participativos;
  • gestão de qualidade
  • cultura organizacional;
  • tempo de trabalho.

Agora que você entendeu a ergonomia e suas classificações, vamos entender os perigos de uma má ergonomia e os benefícios que os cuidados corretos podem nos proporcionar.

A falta de acessórios, móveis e equipamentos adequados, assim como uma postura errada e movimentos repetidos podem causar lesões e levar às pessoas a adquirirem diversos problemas de saúde.

Um dos mais famosos é a Lesão por Esforço Repetitivo, conhecida como L.E.R. A síndrome é muito comum naqueles que desempenham atividades contínuas, como a de digitar, e ainda facilita o surgimento de outras doenças, como tendinite e bursite.

Outra consequência muito comum são dores nas costas e no pescoço, cefaleia e escoliose. Além das questões físicas, há os sintomas emocionais, como por exemplo o estresse, a ansiedade e a dispersão.

Por isso, a importância da ergonomia. Além de preservar a saúde física e mental do colaborador, os benefícios da ergonomia abrangem todos os setores, desde a empresa ao trabalhador. Entre os principais estão:

  • aumento da produtividade;
  • clima organizacional favorável;
  • menos riscos de acidentes, doenças ocupacionais e problemas emocionais;
  • redução no número de pedidos de demissão, de atrasos e faltas;
  • mais trabalhadores satisfeitos.

Seja em casa ou na empresa, é importante adotar medidas para cuidar da postura e da saúde, garantindo o seu bem-estar.

Uma boa cadeira irá garantir os cuidados com a sua postura. Ela deve permitir que você encoste os pés no chão, em uma posição confortável para suas pernas e coluna. Caso os pés não alcancem no piso, procure apoiá-los em um banquinho ou em apoios específicos para eles. Os ombros e quadris também devem estar alinhados. Por isso, evite trabalhar na cama ou sofá.

Para não forçar o pescoço para baixo, é indicado posicionar o computador ou notebook em uma altura que não te deixe corcunda. Caso não seja possível ter um suporte para o computador, utilize livros para deixar a tela na altura adequada.

Ter um bom apoio para os antebraços é fundamental. Por isso, a sua mesa de trabalho deve ter profundidade suficiente para acomodá-los. Do contrário, o peso de braços e antebraços vai ser sustentado pelos ombros, causando dor. Utilize também um apoio para teclado e mouse para que fiquem posicionados corretamente.

Você sabia que uma tela muito clara faz você franzir a testa e contrair os olhos para enxergar melhor? Essas ações forçam a musculatura ocular, do couro cabeludo e da testa, podendo causar enxaqueca ou dor nos ombros e no pescoço.

Por isso, é ideal fazer uma uma regulagem adequada de brilho, contraste e luminosidade do monitor, celular, tablet ou televisor. Se o computador estiver próximo a janela, tome cuidado com os reflexos de luz. Ele pode te fazer forçar a visão e fazer mal para os olhos.

Faça intervalos para descansar a vista durante seu turno de trabalho. A cada hora procure desviar o olhar da tela e olhar para o nada. Observe o horizonte ao longe através da janela, deixe o olhar solto, desfocado e o mais distante possível. Essas são algumas formas de relaxar a musculatura ocular.

Ao permanecer muito tempo na mesma posição, a tendência é enrijecer a região entre as escápulas e isso afeta o funcionamento do estômago, duodeno, baço, intestino e pâncreas. Por isso, é muito importante programar algumas pausas para se alongar. Alongue os braços e pernas com exercícios simples, gire os pulsos para a fora, abra e feche os dedos para ajudar a relaxar as mãos e caminhe um pouco para ativar a circulação das pernas.

Se o seu corpo não estiver hidratado, a sua capacidade cognitiva é afetada. Por isso, é muito importante se manter hidratado e lembrar de beber água durante o seu expediente. Deixe uma garrafa de água sempre ao alcance dos olhos e das mãos para incentivar o consumo durante o dia. Caso seja preciso, ative o alarme do celular para não esquecer.

Durante o seu expediente, faça uma auto leitura do seu corpo. Se pergunte “como está a minha postura?”. Observe se seus ombros, cabeça e pescoço estão projetados para a frente. Caso não esteja, corrija.

Adotar práticas ergonômicas no ambiente de trabalho, seja na empresa ou em home office é fundamental. Caso seja necessário uma mudança de hábitos, não hesite. Cuidar da sua saúde física e mental vai muito além da sua disposição durante o trabalho.

Se identificar algum sintoma diferente durante o expediente ou após ele, procure um especialista para evitar o agravamento. Fazer atividades físicas ou recorrer a outras práticas para relaxar, seja ouvir música, ler um livro ou se distrair com a família e os amigos também são ótimos aliados para deixar a rotina mais leve.

Conheça a Care Saúde

Quer garantir a proteção dos seus colaboradores em tempo integral? Conheça a Care Saúde!

Somos um programa de benefícios à saúde que oferece descontos de até 70% em consultas médicas e odontológicas, cobertura em todo o território nacional, atendimento domiciliar, exames e serviços digitais e telefônicos.

Aqui você tem atendimento personalizado nas áreas de oftalmologia, cardiologia, ginecologia, urologia, neurologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. São mais de 5 mil
unidades de atendimento de saúde e 10 mil serviços credenciados em mais de 200 cidades.

Aproveite a oportunidade para fortalecer sua marca e fidelizar seus clientes com um produto diferenciado no seu portfólio, suporte em qualquer imprevisto e apoio da Care Saúde na gestão de todas as etapas do processo de ativação e utilização.

Entre em contato e fale com um consultor para conhecer nossos planos!
comercial@careassistencia.com.br ou (31) 2519-0600.

Compartilhe:
Abri chat
Fale conosco