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Ilustração da fórmula de cálculo do NPS, com uma carinha feliz para clientes satisfeitos e uma carinha com raiva para clientes insatisfeitos. O NPS é calculado por meio da subtração da porcentagem de um do outro.

Como calcular seu NPS (Net Promoter Score)?

As empresas vivem, hoje, num mundo de negócios volátil, cheio de incertezas, complexo e muito ambíguo. A revolução silenciosa criada pela tecnologia digital também alterou o equilíbrio entre as partes.

Clientes e funcionários estão superando o poder das próprias marcas registrando suas experiências em blogs, redes sociais e outros meios. Assim, cuidar da satisfação dos consumidores passou a ser uma medida ainda mais urgente.

Falamos, recentemente, sobre o que é Net Promoter  Score (NPS), agora, vamos te ensinar a calcular o índice.

 

Vantagens de um NPS alto

Um bom NPS significa lealdade do cliente com a marca, e é essa lealdade que permite um crescimento a longo prazo. Boas estratégias de marketing ou ser líder de mercado não são suficientes se a empresa não for capaz de colocar um sorriso no rosto dos clientes. Também é fundamental manter um propósito no qual os funcionários acreditem e fazer com que eles se sintam responsáveis pelas experiências que cada consumidor vivencia.

 

Como calcular NPS?

O cálculo de NPS é muito simples e fácil, e existem plataformas na internet, como o site de pesquisas SurveyMonkey, que não só enviam o questionário ao cliente, como fazem esse cálculo de maneira automática.

Vamos supor que uma empresa X tenha 100 clientes e deseja saber o quão satisfeitos eles estão. Primeiramente, é preciso elaborar um formulário e, em seguida, separar os clientes entre os grupos explicados acima.

Resultado do formulário:

Promoters – 20 clientes (nota 9 ou 10)
Neutros –  60 clientes (nota 7 ou 8)
Detratores – 20 clientes (notas inferiores a 6)

É comum pensar que essa situação é positiva para empresa, uma vez que 80% dos clientes estão satisfeitos (20%) ou passivamente satisfeitos (60%), mas não é bem assim que é feita a análise.

O verdadeiro resultado é conseguido com seguinte fórmula:

% Promotores – % Detratores = NPS
Exemplo: 20% – 20% = 0%

Para saber se esse número é positivo ou negativo para a empresa é preciso avaliar a realidade de cada mercado, mas existe uma escala padrão que pode servir de parâmetro:

💖 Entre 75 e 100 – Zona de excelência
😀   Entre 50 e 74 – Zona de qualidade
😠Entre 0 e 49 – Zona de aperfeiçoamento
💀Entre -100 e – 1 – Zona crítica

Depois de fazer essa análise, concluímos que a empresa usada como exemplo estaria na zona de aperfeiçoamento, e muito próxima de cair na zona crítica, ou seja, a situação não é nada positiva.

 

Vale a pena investir em NPS?

Qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode e deve usar o NPS como ferramenta. Basta adaptar o método à sua realidade. Net Promoter, Net Promoter System e NPS são marcas registradas, mas são consideradas open source, ou seja, não é necessário qualquer licença ou pagamento para utilização.

O NPS permite que as empresas coletem, de maneira rápida e fácil, os feedbacks e a lealdade dos clientes. A coleta é feita de forma padronizada e quantificável.

Como muitas empresas divulgam de forma pública o NPS, é possível saber como você está se saindo diante dos seus concorrentes. A tabela a seguir traz alguns exemplos.

Tabela 1: Líderes de NPS por setor no mercado norte-americano:
como calcular nps

Fonte: NICE Satmetrix 2019 Net Promoter Benchmark, estudo dos consumidores norte-americanos

Algumas ferramentas, como SurveyMonkey, QuickTapSurvey, Promoter.io e o Tracksale  podem te ajudar a começar a usar o NPS.

 

>> Leia a seguir: Como melhorar seu NPS

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