Dicas e novidades no

Blog da Care

Álcool ou gasolina, o que compensa mais?

Na hora de escolher um carro, não é só entre os modelos que ficamos em dúvida, o combustível é um fator decisivo na hora da compra.

Para saber qual combustível é melhor para o seu bolso, saiba que o álcool precisa custar 25% a menos que a gasolina, conforme a nova lei, sobre o preço dos combustíveis, para “compensar”. Para descobrir esse valor, basta pegar o preço da gasolina e multiplicar por 0,75 e o preço do álcool tem que ser menor que o valor encontrado na conta feita.

Mas não é só isso, existem outros fatores a serem considerados. O combustível ideal varia conforme a sua forma de utilização. O álcool, por exemplo, precisa de alcançar temperaturas acima de 70 °C para começar a produzir a queima e dar potência ao carro. Quando não queimado corretamente, o álcool se mistura ao óleo do motor, o deixando contaminado. Por isso, não é indicado para aquelas pessoas que vão percorrer pouca quilometragem. Já a gasolina tem uma alta taxa de evaporação, o que não a torna ideal em casos de pessoas que costumam utilizar o veículo poucas vezes durante a semana.

Apresentadas as diferenças entre os combustíveis, você pode estar se perguntando: “Vou estragar meu carro se misturar álcool e gasolina no tanque?” Com certeza NÃO! Isso porque os automóveis flex, tem uma sonda, chamada sonda lambda, que funciona para detectar qual combustível está sendo queimado e proporcionar a melhor desempenho do veículo.

Então, quais os benefícios de cada combustível?

Você já reparou que carros abastecidos com álcool parecem ter o motor mais “limpo”? Isso acontece por esse combustível ser menos poluente e tem uma média de 7% de água em sua composição, fazendo com que ele “limpe” o sistema de funcionamento do veículo. Por outro lado, o álcool tem uma tendência a provocar ferrugem e corrosão.

Já com a gasolina é o oposto. Os carros costumam ter uma “crosta” preta esparramada no motor. Isso porque o combustível que não é queimado se transforma em carbono, “sujando” o motor do carro. Em contrapartida, a gasolina hidrata todo o sistema do veículo, por ser mais lubrificante.

Ainda não sabe qual escolher? Calma. Vale a pena avaliar cada caso para decidir com relação a qual combustível colocar em seu carro. Considere a distância que será percorrida. Em caso de pequenas distâncias, opte pela gasolina, mas caso você diariamente faça uma longa quilometragem, o álcool se torna a melhor opção.

Mas lembre-se, caso você opte pela gasolina, coloque um pouco de álcool para limpar o sistema, e caso opte pelo álcool, coloque um pouco de gasolina para hidratá-lo.

Compartilhe:
Abri chat
Fale conosco