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médica negra acenando para o celular ao falar com seu paciente

A telemedicina como alternativa para você cuidar da saúde

A pandemia do coronavírus impactou todos os setores e fez com que o mundo enfrentasse diversas mudanças. De lá pra cá, o termo telemedicina ou teleatendimento ganhou muito destaque nos meios de comunicação e nas conversas com amigos. Você sabe o que isso quer dizer?

A telemedicina é o atendimento médico à distância. O termo tem origem na palavra grega ‘tele’, que significa distância, e abrange toda a prática médica feita neste formato, seja por ligação ou chamada de vídeo.

A atividade é regulamentada individualmente por cada país para permitir que milhares de profissionais atendam seus pacientes de forma ética e responsável, mesmo sem estarem juntos fisicamente.

Vale lembrar que a telemedicina é um método de investigação que envolve um ato médico. Ou seja, deve-se garantir o sigilo e a privacidade. Os direitos dos pacientes são os mesmos do atendimento presencial.

Nos casos em que haja necessidade de realização do exame físico, de forma que não possa ser substituído pela teleconsulta, além das situações de urgência e emergência, a telemedicina deve ser evitada.

Um dos maiores benefícios ao investir no teleatendimento é o conforto. Já pensou na praticidade de ter um atendimento médico de qualidade no conforto do seu lar, sem passar por todo aquele estresse do trânsito, ônibus cheio e até mesmo de espera na recepção?

Com a telemedicina você elimina todas essas dores de cabeça. Tudo que você precisa é de um acesso a internet ou ligação, um equipamento adequado para o tipo de atendimento e um espaço para falar com tranquilidade com o médico no horário marcado.

Além de ter o conforto de ser atendido na segurança do seu lar, os serviços de teleatendimento são uma ótima ferramenta para otimizar o tempo. Não tem espera na recepção ou crise no atendimento pois é possível que um número maior de pessoas sejam auxiliadas em um tempo muito menor.

Além disso, a segurança das operações no sistema remoto é uma das grandes vantagens. Nesse modelo de atendimento, seus dados estão sempre protegidos e só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação. Todos os processos devem ser realizados em um sistema seguro, com login e senha, além de certificação de segurança e criptografia de conteúdo.

Documentos físicos são facilmente perdidos ou esquecidos, mas, com o banco de dados dos sistemas e softwares de telemedicina, os exames e laudos são armazenados virtualmente e podem ser acessados a qualquer hora, reduzindo perdas e desgastes de tempo.

A interação entre médicos também é mais fácil e direta, o que refletirá, por sua vez, em decisões ainda mais assertivas. Com a telemedicina, é possível que um ou mais profissionais de saúde se unam para discutir um diagnóstico ou elaborar um tratamento específico, independentemente do local onde estejam. Ou seja, mais interação entre profissionais e mais cuidado com a vida dos pacientes em situações críticas ou de urgência.

Além disso, a telemedicina oferece uma possibilidade para que os centros de saúde atendam mais pessoas ou ofereçam maior suporte em áreas mais afastadas. Contribuindo para que um paciente não fique sem atendimento por não ter profissionais capacitados ou unidades disponíveis em determinadas áreas.

Se você pensa que o relacionamento entre médico e paciente se perde no atendimento remoto, se enganou. A telemedicina ajuda a estreitar o contato por meio de mensagens e retornos remotamente, facilitando a interação entre eles e garantindo confiança e segurança no cuidado com a saúde. O resultado desse processo são pacientes mais satisfeitos com o atendimento, laços entre empresa e cliente mais apertados e sua saúde 100% protegida.

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